Mobilizando cidadãos nas questões de interesse público
Quais variáveis estão envolvidas na manutenção de uma sociedade politicamente ativa e atenta a assuntos de interesse público?
Para responder essa questão, faremos uma breve introdução ao tema da participação cívica, mostrando conceitos gerais, alguns modelos de participação e fatores cruciais para o aumento do engajamento dos cidadãos e instituições em prol da luta pelos objetivos comuns.
Então, o que é engajamento cívico?
"É o processo de conectar pessoas em sociedade, para compartilharem sobre os interesses comuns e trabalhar para o bem da comunidade" - American democracy project
Sendo assim, Ser engajado é se preocupar com seu entorno e trabalhar com outros indivíduos para construir um melhor lugar pra se viver.
A importância do engajamento:
Quando os indivíduos se juntam em prol da defesa dos seus interesses perante a esfera pública com o objetivo de promover o aumento da qualidade de vida de uma comunidade, através do processo político e não-político, a democracia se torna mais fortalecida e as instituições participativas ganham maior preparo para representar os interesses do povo ou de alguma causa de relevância.
Além disso, a participação da população na tomada de decisões governamentais promove a melhoria das políticas e projetos públicos, assim como, diminuí as incertezas sobre a atuação dos representantes do setor público.
Existem diversas maneiras de se engajar e agir individual e coletivamente para a melhoria de uma comunidade:
Participar de associação coletiva e discutir sobre os assuntos públicos com outras pessoas;
Escrever sobre problemas sociais em algum meio de comunicação;
Votar consciente e fiscalizar o trabalho dos eleitos;
Participar ou organizar um protesto;
E por ai vai....
Fortalecendo a relação dos governos com os cidadãos:
Para o processo de fortalecimento da democracia e instituições governamentais é crucial que haja uma relação continua entre os cidadãos e os representantes do setor público.
Dito isso, é necessário que a sociedade civil e governo possuam práticas, ferramentas e instituições para organizar a relação entre os atores que serão envolvidos na tomada de decisão dos projetos públicos.
Frente a necessidade do empoderamento das instituições civis na representação de algum grupo ou segmento da sociedade perante as esferas governamentais e no desafio da realização de projetos de alto impacto social, é vital que repensemos a forma de manter os cidadãos engajados e participando ativamente das discussões dos assuntos comunitários.
Na mesma medida, é crucial que o poder público forneça um ambiente de cooperação e incentivo para a criação de novos projetos participativos e fortalecimento dos que já existem.
Confira o documento completo (PDF) sobre engajamento cívico: https://drive.google.com/file/d/1FE1qP-BcfqAxZOfIJzgqinkLZmrQ1vKU/view?usp=sharing
Comments