top of page
[CGP]_logo_02.png
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Por mais Engajamento Cívico

Atualizado: 25 de jul. de 2021


Mobilizando cidadãos nas questões de interesse público



Quais variáveis estão envolvidas na manutenção de uma sociedade politicamente ativa e atenta a assuntos de interesse público?


Para responder essa questão, faremos uma breve introdução ao tema da participação cívica, mostrando conceitos gerais, alguns modelos de participação e fatores cruciais para o aumento do engajamento dos cidadãos e instituições em prol da luta pelos objetivos comuns.


Então, o que é engajamento cívico?


"É o processo de conectar pessoas em sociedade, para compartilharem sobre os interesses comuns e trabalhar para o bem da comunidade" - American democracy project

Sendo assim, Ser engajado é se preocupar com seu entorno e trabalhar com outros indivíduos para construir um melhor lugar pra se viver.


A importância do engajamento:


Quando os indivíduos se juntam em prol da defesa dos seus interesses perante a esfera pública com o objetivo de promover o aumento da qualidade de vida de uma comunidade, através do processo político e não-político, a democracia se torna mais fortalecida e as instituições participativas ganham maior preparo para representar os interesses do povo ou de alguma causa de relevância.


Além disso, a participação da população na tomada de decisões governamentais promove a melhoria das políticas e projetos públicos, assim como, diminuí as incertezas sobre a atuação dos representantes do setor público.


Existem diversas maneiras de se engajar e agir individual e coletivamente para a melhoria de uma comunidade:


Participar de associação coletiva e discutir sobre os assuntos públicos com outras pessoas;


Escrever sobre problemas sociais em algum meio de comunicação;


Votar consciente e fiscalizar o trabalho dos eleitos;


Participar ou organizar um protesto;


E por ai vai....


Fortalecendo a relação dos governos com os cidadãos:


Para o processo de fortalecimento da democracia e instituições governamentais é crucial que haja uma relação continua entre os cidadãos e os representantes do setor público.


Dito isso, é necessário que a sociedade civil e governo possuam práticas, ferramentas e instituições para organizar a relação entre os atores que serão envolvidos na tomada de decisão dos projetos públicos.


Frente a necessidade do empoderamento das instituições civis na representação de algum grupo ou segmento da sociedade perante as esferas governamentais e no desafio da realização de projetos de alto impacto social, é vital que repensemos a forma de manter os cidadãos engajados e participando ativamente das discussões dos assuntos comunitários.


Na mesma medida, é crucial que o poder público forneça um ambiente de cooperação e incentivo para a criação de novos projetos participativos e fortalecimento dos que já existem.


Confira o documento completo (PDF) sobre engajamento cívico: https://drive.google.com/file/d/1FE1qP-BcfqAxZOfIJzgqinkLZmrQ1vKU/view?usp=sharing

376 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page