[CGP]_logo_02.png
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

A história do CGP



O CGP surgiu em 2019 com o objetivo de promover a integração entre egressos do curso de Gestão Pública da UFRJ (GPDES) com o mercado de trabalho na área. Durante a graduação, percebia-se uma falta de integração entre representantes do poder público com os alunos do curso e isso causava diversos problemas na formação técnica e na disponibiliz


ação de oportunidades de trabalho.


A primeira ação realizada foi o “Encontro de Gestores”, atividade que visava gerar conexão entre gestores públicos do alto escalão com alunos e recém-formados do GPDES para a troca de experiências e pleito de novas oportunidades. Nesses encontros eram debatidos os desafios e ações que poderíamos realizar em conjunto para a construção de governos mais capacitados tecnicamente para servir o povo.


Segundo Ericson Baptista, fundador do projeto: "Esses profissionais, mesmo contendo ideologias politicas, perfil de atuação, foco e habilidades distintas, sentiam a falta de um ambiente democrático, respeitoso e profissionalizado para o debate acerca da necessidade da qualificação do setor público como um t

odo para enfrentar os constantes desafios locais e globais."


Posteriormente, Ericson, começou o trabalho de compilar oportunidades de trabalho na área pública, para a divulgação em um canal centralizado, com o objetivo de ajudar qualquer profissional que estava nessa busca. Um fato que o estimulou a realizar essa ação foram algumas oportunidades abertas em seu local de trabalho na época (Governo Estadual do Rio) que não estavam sendo preenchidas por gestores públicos do GPDES por conta da falta experiências e capacitações técnicas desses profissionais. Ou seja, havia vagas abertas, pessoas procurando, mas os requisitos faziam com que essas vagas não fossem ocupadas.


Ao observar essa dinâmica, Ericson também criou o panorama de vagas, relatório analítico que buscava entender as exigências do mercado de trabalho nessas oportunidades para fornecer u


m material que auxiliasse os profissionais a se capacitarem de acordo com as necessidades das instituições. Para essa divulgação foram criados a página no Linkedin, o grupo do Telegram e o site conexaopublica.com.


Logo, o trabalho da curadoria de vagas tomou grande proporção, pois, muitos profissionais relatavam a dificuldade de encontrar vagas na área por causa da grande pulverização das informações e falta de canais especializados na área pública, terceiro setor ou impacto social. Seguindo essa necessidade, todo o foco foi direcionado para estruturar essa ação antes de pensarmos em outras atividades.


Após esse trabalho estar totalmente organizado o CGP começou a ação de produzir mais conteúdo so


bre a área. Foi realizada uma chamada para colaboração onde convidamos diversos profissionais para produzir artigos sobre políticas públicas. Essa ação ficou centralizada na aba “colunas de opinião” de nosso site.


Agora estamos aumentando a produção de conteúdo e vamos realizar novas atividades para o fortalecimento dos profissionais públicos. A próxima ação será o lançamento de nossa newsletter e criação de grupos de networking. Acreditamos que precisamos de um forte networking e atividades concretas para o fortalecimento de nossa área de atuação. Juntos poderemos construir melhorias que, de fato, irão contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.



Fiquem ligados para mais novidades e entre em contato conosco caso queira colaborar com algo.


Muito obrigado!


27 visualizações0 comentário